FANDOM

Assunto: Implementação das faixas BUS+BICI

A MUBi quer, em primeiro lugar, agradecer ao Sr. Ver. Nunes da Silva a disponibilidade demonstrada ao receber os representantes da MUBi para uma conversa aberta sobre a implementação deste projecto. Uma vez que este foi escolhido no âmbito do Orçamento Participativo, faz todo o sentido que os proponentes, votantes e interessados tenham oportunidade para participar na sua implementação. Esta atitude dialogante é certamente de saudar.

Durante esse diálogo, o Sr. Vereador apresentou as linhas de desenvolvimento do projecto, que tivemos oportunidade de questionar e discutir. Depois de uma discussão mais alargada, junto da comunidade participante na MUBi, gostaríamos agora de partilhar mais formalmente com a equipa camarária as seguintes conclusões:

  • Consideramos desadequada a localização proposta, a Av. da Liberdade, pois tem nas suas imediações vias mais propícias à circulação de bicicletas: justamente as laterais da mesma avenida, onde o trânsito se processa com menor velocidade;
  • Gostaríamos de alertar que uma escolha desadequada para teste destas vias poderá tornar inconclusiva a viabilidade do projecto, e por isso achamos que a mesma deverá ser ponderada;
  • Compreendemos que a escolha da localização de teste deva ser concertada com a Carris, mas deve ao mesmo tempo ser concertada com os utilizadores de bicicleta e de certeza que se poderá chegar a um entendimento comum numa outra artéria mais adequada.
  • Se por razões de planeamento e execução não for viável nesta altura alterar a localização da Av. da Liberdade para este projecto piloto, algo que lamentávamos, aconselhamos que tal seja feito no sentido descendente, pois neste caso a via lateral é de utilização menos intuitiva, devido à estranha definição do sentido no primeiro troço;
  • A artéria que consideramos mais adequada para este projecto piloto é a Av. Fontes Pereira de Melo, sobretudo no sentido ascendente e gostaríamos que o teste a esta solução seja estendido a esta artéria, conforme sugerido na reunião.

Adicionalmente, gostaríamos que fosse esclarecido o destino dos 700 000€, pois consideramos desproporcional este valor, se o mesmo se destinar apenas para esta localização.

Agradecendo de novo a disponibilidade para o diálogo, deixamos os nossos melhores cumprimentos e garantia de total disponibilidade para novas e continuadas colaborações.