FANDOM

Na acta podemos ler:

(...) Quanto à proposta que aprovou o Relatório Final da Fase de Diálogo do procedimento por Diálogo Concorrencial para a criação de uma rede de bicicletas de uso partilhado, o vereador José Sá Fernandes considerou que o preliminar “diálogo com as empresas interessadas permite perceber melhor qual a proposta que se adapta melhor à cidade”. O vereador anunciou que quatro empresas serão agora chamadas a participar no procedimento por Diálogo Concorrencial, que se realiza pela “primeira vez nesta Câmara”.

O PSD absteve-se na votação desta proposta por, na voz de Víctor Gonçalves, ser “inadmissível que a proposta não contemple a articulação com os transportes públicos e não tenha ouvido as Juntas de Freguesia”. Para este vereador, a posição do PSD é de “esperar para ver” o que resulta do ambicioso projecto da rede de bicicletas de uso partilhado, “que prevê a criação de 250 estações e 2500 bicicletas no prazo de um ano”. O também social-democrata Gonçalo Reis reconhece “valor ao tema das bicicletas, cujo uso incentivamos conceptualmente, sendo esta uma iniciativa interessante nesse ponto de vista, mas temos muitas reservas face à dimensão e à falta de trabalho de casa do que é apresentado”.

Já o PCP e o CDS/PP “chumbaram” a proposta de aprovação do relatório. Rúben de Carvalho votou contra a proposta, argumentando “continuar a não se perceber se este projecto consiste numa prestação de serviços que estamos a comprar ou numa concessão que estamos a vender”, para além de apontar falhas no projecto “ao nível da segurança e da criação de condições objectivas para se poder circular de bicicleta”. O vereador comunista acrescentou à sua posição também o facto de “não estarem contabilizados os custos para a Câmara”. Na mesma senda, o vereador António Monteiro justificou o voto adverso por, “embora não questionando a bicicleta como modo de transporte, este processo não passar de uma grande trapalhada”.