FANDOM

(Sic)

Boas,

Em meados de Janeiro fiz um teste, saí de casa com o "mind set" de "vou usar a ciclovia". Mas ao fim de 30 segundos optei por deixar a ciclovia do outro lado da avenida e seguir simplesmente pela estrada. Um pouco mais à frente desviei-me e segui pelo caminho mais natural para mim, com menor inclinação e com menor desnivel acomulado. (av. Berlim, Bombeiros Encarnação, Av. Cidade do Porto, Rotunda do Relógio). Não fim pela ciclovia portanto estava do outro lado da rotunda, relativamente à ciclovia. Acontece que a rotunda não está feita nem para peões, quanto mais para bicicletas. Sem problema, na estrada, com os carros lá vou eu. Na saída da rotunda do relógio em direcção à av. do Brasil, veio o outro problema... como é que se vai para a ciclovia que está no lado esquerdo, quando nós vimos do lado direito da via?! Quem vem da rotunda e quer atravessar, tem de parar em 3 ou 4 semafros... não... após uma manobra "audaz", lá fui para cima da ciclovia. Ainda não estava asfaltada, mas deu para perceber bem que vai ser (é!) uma ciclovia muito bonita. (curioso que existe uma apenas 5 metros ao lado, dentro do jardim...). Já no topo da Av. do Brasil, começa a descida. Tudo bem, até chegar aos semafros (uns carros mal estacionados, etc... mas tudo ok). Depois era preciso passar para o outro lado... (que ideia brilhante esta de andar com a ciclovia de um lado para o outro na avenida, especialmente quando existem laterais relativamente calmas). Voltei à estrada e por lá segui até ao destino, que já estava próximo. Resultado, apesar de 90% do percurso poder ser realizado em ciclovia, apenas foi "natural" utilizar 30% dele...

Esta direcção do percurso é incompatível com crianças... especialmente na rotunda do relógio.

Na volta prometi a mim mesmo que ia mesmo seguir a ciclovia! Afinal, para criticar é preciso tentar e testar... lá fui eu pela Av. de Brasil a cima, do lado direito, porque a ciclovia à esquerda estava ainda em terra batida. Fui pela lateral com pouco movimento e lá entrei no troço em frente ao Minipreço. Muito bom e confortavel. No topo, um carro em frente da ciclovia... depois veio um cruzamento com uma entrada "a matar" no próximo troço de ciclovia. Não está nada marcado no chão pelo que temos que saber o caminho. Lá mais à frente (30 metros), outro cruzamento, um autocarro e volta a parar a bicicleta. Descida em direcção à Rotunda do Relógio. Muito bom... é a descer. ;-)

No final desse troço nada indica, mas é suposto virar à direita em direcção à Gago Coutinho para subir em direcção a Chelas (!). São 19h, é noite serrada, não me parece... vou em frente até à rotunda e arrisco com os carros (como costumo fazer). Em vez de subir pela Av. cidade do Porto (aquela que tinha o avião), sigo em direcção ao Batista Russo. É demoniaca esta subida. Primeiro porque depois da bomba de gasolina é preciso subir um degrau de 20 cm, depois porque lá se vai pelo passeio acima (minusculo). A Av. Cidade do Porto tem uma subida mais acentuada, mas sobe-se e já está, esta é subir, subir, subir. Não vou pela ciclovia, mas vou com a intensão de a encontrar, mais cedo, ou mais tarde. No topo, na rotunda, volto a encontrar a ciclovia. Vou em direcção desta, no parque de estacionamento, e sigo em direcção aos Olivais. A ciclovia partilha espaço da passadeira para atravessar a estrada. Logo a seguir existe outra passagem para finalizar a passagem da rotunda. Espero pelo semafro. Só passado uns segundos é que me apercebo que é daqueles semafros em que o peão tem de pressionar o botão para indicar que lá está. Toca a sair da bicicleta para carregar no botão (!). Passado 1 minuto, duas senhoras dizem-me que é normal aquilo nem passar a verde novamente. Arriscamos todos... desco pela ciclovia, agora vermelha tartã. Muito interessante a descida em curva, contra curva. Pena é estar molhada e cheia de areia, é preciso ir com muito cuidado. Lá no fundo, sem aviso, outro semafro! Outra vez o botão do peão... estas coisas não dão jeito nenhum. Para ficar a jeito de avançar com a bicicleta não consigo chegar ao botão... espero pelos semafros. Atravesso para o lado de lá... sei que tenho de ir em direcção ao Vale do Silêncio, mas não existe nada muito explicito no chão ainda... conheço o sitio, portanto sei por onde ir. Mais uma vez um privilégio, descer o Vale do silêncio com a bicicleta a zumbir a alta velocidade. :-) Lá ao fundo, travagem a fundo para curva a 120 graus à esquerda! Mais uma descida e outra em curva contra-curva por entre o mato. Para descer é muito bom, para subir... nem por isso. Lá ao fundo ainda tenho mais 2 semafros, duas avenidas, uma rua e uns lanços de escadas.... o passeio até teria sido bonito, se fosse de dia, mas de noite em que quero chegar a casa rápido, não parece fazer muito sentido.

Resultado, demorei muito mais tempo por causa dos semafros, esforcei-me mais porque a subida era mais longa e com uma cota mais alta, depois andei a fazer curvas e contra curvas numa (estreita) faixa de alcatrão molhada, com areia e folhagem...

Para já, não me parece que vá utilizar muito estas ciclovias...

Pontos a melhorar:

  • sinalização horizontal para interligar os troços da ciclovia e para

avisar as mudanças de piso

  • colocar os botões dos semafros de forma a evitar que o ciclista

desmonte da bicicleta para sinalizar a sua presença

  • melhorar as transições passeio/estrada, estrada/passeio
  • criar uma rede de ciclovias e não apenas um percurso (interligação

de pontos às mesmas cotas, especialmente nas mais elevadas)

  • melhores passeios para os peões
  • evitar troços de calçada portuguesa no meio das ciclovias,

especialmente se for necessário fazer curvas apertadas

  • manter as ciclovias limpas (atenção especial para parques e jardins)

Em breve deixarei aqui meu relato de ida e volta da Av. de Berlim ao Parque das Nações.

Rui Ribeiro